Burton & Depp Reloaded

 

Não é de hoje que Johnny Depp e Tim Burton formam uma das melhores duplas do cinema moderno. Na verdade, a dupla começou em 1990, com o filme mais legal da seção da tarde; Edward Mãos-de-Tesoura. Então, nesses quase 20 anos, eles já trabalharam juntos várias outras vezes, e o próximo trabalho da dupla já tem nome, Sweeney Todd.

Sweeney Todd é na verdade um musical de Stephen Sondheim, feito em 1979. O musical conta a história de Benjamin Barker, um barbeiro que injustamente foi preso por 15 anos, e agora volta para se vingar. Ele volta com o pseudônimo de Sweeney Todd (Johnny Depp), para assassinar qualquer um que sente na sua cadeira de barbeiro. Todd é ajudado por Mrs. Lovett (Helena Bonham Carter, a Marla Singer de Fight Club), que com os restos das vítimas, faz tortas de carne que ficam famosa por toda a Londres. Além desses dois, o filme conta com Alan Rickman (Harry Potter), Sacha Baron Cohen (O BORAT!!), Timothy Spall (Harry Potter) e Christopher Lee, que já trabalhou com Burton na refilmagem da Fantástica fábrica de Chocolates, em Sleepy Hollow (A lenda do Cavaleiro sem Cabeça) e ainda fez a voz do Pastor Galswells em a Noiva Cadáver. Já deu pra perceber que Burton sabe escolher BEM com quem trabalhar, hein? Então, como eu tinha falado, Sweeney Todd já é o sexto filme da parceria entre Depp e Burton, os outros foram:

[1990] – Edward Scissorhands (Edward Mãos-de-Tesoura)

Um ano depois do fraco lançamento de Batman, Burton anuncia seu novo filme, que pareceu a todos como uma versão nova de Frankenstein. Um Homem artificial com mãos de tesoura, e para o papel principal, Burton escolheu o até então desconhecido Johnny Depp. Nesse primeiro filme já fica claro o estilo de Burton, um clima dark, quase gótico. Pra ajudar, Depp fez o filme inteiro usando maquiagem e roupas pesadas, resultando em um desmaio durante a gravação (por causa do calor). Mas o filme não seria tão genial se não fosse a atuação perfeita de Depp, que em poucas falas conseguiu passar a emoção do personagem. Esse com certeza é o melhor filme já feito pelos dois.

Um ótimo começo de parceria, não?
[1994] – Ed Wood (Ed Wood)

Edward Davis Wood Jr foi um diretor/produtor/ator norte-americano, na verdade, Ed Wood foi “O pior cineasta de todos os tempos”, título conseguido por suas filmagens completamente trashs. Mas era trash MESMO, disco voadores pendurados por barbantes, cenário (de isopor!) caindo no meio do filme, e por ai vai (piorando?).

Ed Wood não rendeu tanto como a parceria anterior, talvez pelo fato do diretor (Ed Wood) não ser muito conhecido, ou por Burton ter rodado todo o filme em preto e branco. Mas é fato que a interpretação de Depp foi, novamente, fantástica! É impressionante como ele consegue passar toda a perseverança, emoção, e amor ao cinema que o diretor fracassado tinha. As cenas em que Wood dirige o filme travestido (Sim, além de péssimo cineasta, o cara gostava de se vestir de mulher), são ótimas. Depp se envolve de uma maneira absurda com a personagem, deixando evidente que a parceria com Burton tem tudo pra continuar dando certo.

[1998] – Sleepy Hollow (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça)

Após 4 anos (de novo!), Burton e Depp se encontram novamente. Dessa vez Depp é Ichabod Crane, um policial de NY que é chamado a pequena Sleepy Hollow, para desvendar uma série de assassinatos bizarros, onde todas as vítimas foram decaptadas.Usando técnicas não convencionais, e com um excêntrismo tão bizarro quanto, Ichabod é um ótimo personagem para Depp, que novamente mostra como consegue se envolver com os personagens.

Em Sleepy Hollow, Burton consegue usar novamente todo o seu estilo dark/gótico, usado anteriormente em Edward Scissorhands. Dessa vez, além do cidade, a história também contribui para o goticismo envolvido no filme. Ponto pra eles!

[2004] – Charlie and the Chocolate Factory (A fantástica fábrica de chocolate)

Quando Burton anunciou que faria uma nova versão da fantástica fábrica de chocolate, muito se falou sobre quem seria o substituto de Gene Wilder (O primeiro Willy Wonka). Burton não teve dúvidas ao chamar Depp para interpretar o estranho personagem. Quem já viu o filme sabe o quão excêntrico é Willy Wonka, desde sua maneira de tratar, ou melhor, destratar os visitantes de sua fábrica, até a maneira com que se veste. E pra variar um pouco, Depp mandou muito bem no filme, deixando o personagem com um ar cruel, mas ainda assim engraçado. Deu pra perceber o talento natural que o cara tem pra interpretar personagens excêntricos, né ? Jack Sparrow, Edward Mãos-de-Tesoura, Willy Wonka, Ichabod Crane, Mort Rainey e muitos outros..

Outra coisa que vale a pena ser lembrada é o visual do filme, que mesmo não sendo pesado como os anteriores de Burton, é sensacional! Desde a fábrica, até a casa de Charlie, tudo muito bem feito. E nem preciso lembrar dos Oompa-Loompas, que são um show a parte, colaborando com as cenas mais engraçadas do filme.

Essa versão, é excelente pra quem gostou da primeira, e pra quem nunca viu (como eu) a versão original !

Além desses filmes, tem também o mais recente deles, que é A Noiva Cadáver (de 2005), mas como Depp só emprestou sua voz ao personagem principal e eu não vi o filme, é melhor nem falar nada.

Anúncios

18 Responses to “Burton & Depp Reloaded”


  1. 1 Wiliam abril 21, 2007 às 8:28 pm

    Nunca parei pra pensar sobre esta “parceria”…
    é algo como Gael Garcia Bernal e Alejando Cuárez pelo que percebi não é mesmo?
    Mas imagino que qndo se encontra um astro que se encaixa sempre nos personagens, é um bom negócio sempre manter este astro no elenco, rsrsrsrs.
    Sweeney Todd já me fascinou só pela sinopse, e pelo elenco…adoro a Helena Bonham! Mas só não entendi em que parte entra o musical nesta trama?!
    Abraçooo cara….

    http://eco-social.blogspot.com/

  2. 2 junspector abril 22, 2007 às 1:15 am

    vi seu link na comunidade Tim Burton’s Sweeney Toody.
    gostei do que escreveu, e estou esperando por Sweeney Toody.
    Sou apaixonada pelo trabalho do Depp [não tudo, é claro… ele tem filmes bem ruins. x.x], ams em especial… os com o Burton. Edward é um clássico. Uma grande arte, pra te falar a verdade.
    Acho que se esqueceu de um filme com os dois, não exatamente da maneira como eles costumam trabalhar… mas juntos! Corpse Bride.
    😉

    adorei o post.
    parabéns.
    ^^

  3. 3 Luciano Lima abril 22, 2007 às 1:59 am

    MUITO BOM!
    Adoro Burton, adoro Depp. Acho que é uma das duplas mais bem sucedida dos ultimos anos e assisto um filme com esses dois sem titubear. O estilo lúdico-mórbido do Tim Burton cabe como uma luva nos tipos de personagens que o Deep adora interpretar… isso é fantástico! *_*
    Quero muito ver Sweeney Todd (ainda mais por se tratar de um musical).

  4. 4 Renato abril 22, 2007 às 2:12 am

    Junspector, eu não esqueci de Corpse Bride, é porque na verdade eu não vi o filme, e como se trata de um “desenho” com a voz de Depp, não achei tão “necessário” quanto os outros. Mas de qualquer maneira, eu dou uma edita no post quando ver o filme 😉

    Willian, a trama original é um musical ! Olhando no Youtube, é possível achar até algumas cenas. E pelo o que eu vi, parece bem legal mesmo.

    Luciano, é impressionante MESMO como Depp se dá bem com os papeis que o Tim Burton manda pra ele ! Como eu falei, essa é uma das melhores parcerias do cinema moderno..

  5. 5 gustavo abril 22, 2007 às 2:49 pm

    Edward Mãos-de-Tesoura
    pra mim, é a obra-prima do Burton.
    melancólico, poético e belo na medida.

  6. 6 Vinícius P. abril 22, 2007 às 6:39 pm

    Sem dúvida é uma das melhores duplas do cinema moderno. Adoro “Edward Mãos-de-Tesoura”, mas já faz tanto tempo que vi que nem me lembro direito. Do restante, sou fã de “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, que mesmo tendo alguns momentos assustadores, é o filme mais divertido dessa parceria. Ainda não vi “Ed Wood”, e a versão de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” é OK (melhor que o original). Também adorei “A Noiva Cadáver”, uma das melhores animações recentes. Espero com muita ansiedade esse “Sweeny Todd”, que pra mim tem tudo para ser o grande filme – dizem até que pode ser indicado a vários Oscars, o que seria ótimo, já que o Burton nunca foi reconhecido pela Academia.

    Té mais!

  7. 7 Wiliam abril 23, 2007 às 3:06 pm

    Caracaa!!!!
    cometi um erro no meu coment!
    Eu quis dizer Gael Garcia Bernal e Alejandro González-Iñárritu!!!!
    eu não sei de onde tirei Alejando Cuárez….acho que quis me referir a Alfonso Cuarón!
    iahiahiahaiha
    ahh esses nomes mexicanos né…
    ahh vc tem orkut?
    abraço

  8. 8 Renato abril 23, 2007 às 6:15 pm

    Achei estranho o comentário mesmo, mas como não conheço quase nada desses mexicanos, fiquei quieto heauhea

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1208430051148257232

    Tá ai 😉

  9. 9 Alex Gonçalves abril 24, 2007 às 4:42 am

    Saudações, Renato!
    Sou o Alex do Cine Resenhas, e acredito que se recorda de ter passado no meu endereço. Tirei esta madrugada de terça-feira para dar uma visita no blog do pessoal e já aproveitei para acessar o seu endereço, que havia anotado por aqui.
    Estarei passando por aqui com mais freqüência nos finais de semana, ok?
    E sem sombra de dúvidas, Johnny Depp e Tim Burton é uma das duplas mais fabulosas e talentosas de todo o cinema. Não tem nenhum filme sequer que eu não tenha gostado de todos os que estão listados. Ainda não vi “Ed Wood”, mas tenho uma curiosidade mórbida em ver uma espécie de biografia do pior cineasta que Hollywood já teve. E que não demore para vir “Sweeney Todd”!
    Grande semana, abraço.

  10. 10 Adriana abril 26, 2007 às 2:09 am

    Muito legal mesmo. Como você mesmo disse, eles são incríveis. Todos os filmes que vi com eles são excepcionais. Adoro a dupla Depp-Burton. Parabéns à você também pelo texto, muito agradável de ler.

  11. 11 Roberto Queiroz abril 29, 2007 às 8:56 pm

    Aguardo ansiosamente esse filme. Outro dia desses passou uma versão feita pela BBC films desse filme na HBO e dá para ter uma idéia da história. Cai como uma luva nas mãos da dupla Depp/Burton. Espero novo espetáculo.

    Meu outro blog:
    (http://claque-te.blogspot.com)

  12. 12 Inã maio 2, 2007 às 10:13 pm

    Não achei outra forma de contato então vai ser no blog mesmo.

    Renato gostaria de te convidar para fazer parte de um grande projeto, eu indiquei você entre a vasta maioria de blogs, pelo motivo de que o seu blog se encaixa perfeitamente no assunto que está faltando no projeto e seu excelente portfolio (o seu blog) me provou isso mesmo sem eu te conhecer.

    Gostaria de conversar com você urgentemente seja pelo e-mail ou pelo meu msn para conversamos mais a respeito e para você obter mais informações > phantom_lordx@hotmail.com

    Abraços Inã, seu parceiro do Rede Web!

  13. 14 Renato maio 4, 2007 às 12:08 pm

    Já te adicionei, Inã !

    Obrigado a todos os elogios e críticas, pessoal, obrigado mesmo. E Roberto, esse filme que passou na HBO foi uma adaptação do musical também? Vou ver se acho ele pra download, ou algo assim. Vou procurar também o musical original, se achar, eu edito o post, e posto os links pra quem se interessar!

  14. 15 gabi maia maio 12, 2007 às 5:38 am

    ainda nao vi todos os filmes do depp com o burton, está faltando o ed wood. mas eles são fantasticos, e juntos ficam inigualaveis.
    o johnny depp é de uma interpretação, um charme e uma emoção sem igual. e o tim burton.. ah.. palavras nao alcançam. (tá, palavras tambem não alcançam o depp.)

    beijo beijo

  15. 16 Raulz!to maio 16, 2007 às 4:29 pm

    Grande post. Sou fã dos dois e realmente a espectaviva é boa para Sweeney Toody. Putz, sempre disse que o Burton é o cienasta imperfeito mais querido do mundo!! 🙂

    Sempre acho que tem um ou outra coisa que ficaria melhor deste ou daquele jeito, mas faz parte da magia do Burton.

    E o Depp tá mandando bem mesmo. Merecido pros dois!

  16. 17 Phelipe junho 13, 2008 às 11:18 pm

    Eu gostaria de saber, se alguem pode me ajudar!!!

    Estou a procura de roupas do estilo de edward…

    se alguem puder me ajudar agradeço!

    Abraços!


  1. 1 Top 10: Tim Burton « Blog do Vinícius Pereira Trackback em maio 12, 2007 às 4:04 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: